Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens

Sinopse:

A obra busca uma relação íntima com o público por meio da palavra falada e cantada e, para isso, utiliza-se da construção poética da presença cênica. Paisagens sonoras e imagéticas se materializam por meio do ato de contar, expor, refletir e dialetizar a experiência de ser negro na urbanidade. A peça é também tributária ao legado dos Racionais Mc’s.

Classificação Indicativa| 16 anos.
Duração| 80 min.



JÉ OLIVEIRA APRESENTA A PREMIADA PEÇA ‘FARINHA COM AÇÚCAR OU SOBRE A SUSTANÇA DE MENINOS E HOMENS’, OBRA TRIBUTÁRIA AO LEGADO DOS RACIONAIS MC’S.

Dirigida e encenada por Jé Oliveira, a premiada peça retrata a experiência de ser homem negro na periferia de São Paulo. O espetáculo traz a força da musicalidade para o palco e é entendida como uma peça-show.


Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens é a materialidade cênica e poética que o dramaturgo, ator e diretor, Jé Oliveira (Coletivo Negro), escolheu para formalizar sua investigação sobre a construção da masculinidade negra periférica.

A obra busca uma relação íntima com o público por meio da palavra falada e cantada e, para isso, utiliza-se da construção poética da presença cênica. Paisagens sonoras e imagéticas se materializam por meio do ato de contar, expor, refletir e dialetizar a experiência de ser negro na urbanidade.

Em um ano, foram entrevistados 12 homens negros de diversas idades e ocupações, com a intenção de verificar alguma unidade nas trajetórias e buscar inspiração para a construção de uma narrativa sobre suas experiências. Akins Kintê, poeta e diretor de cinema, Allan da Rosa, professor e artista, Aloysio Letra, artista, Fernando Alabê, músico, João Nascimento ,percussionista, Kl Jay, DJ, Melvin Santhana, músico, Renato Ihu, produtor e pesquisador, Salloma Salomão,artista e intelectual, Seu Luís Livreiro, vendedor de livros, Will Oliveira, modelo, e Zinho Trindade, poeta, foram os inspiradores-informantes.

A peça representa uma afirmação de luta. “Esse espetáculo é uma intenção sobre a vida, é uma afirmação da existência mesmo sob os escombros. Os encontros que tive com cada entrevistado foram de vida que pulsa e espero ter traduzido um pouco disso na encenação”, destaca Oliveira.
Jé Oliveira está acompanhado em cena por cinco músicos que dão sustentação sonora para as narrativas literárias e musicais flanarem. A obra se entende como uma “peça-show” para ser ouvida, sentida e vista.

Os músicos Cássio Martins, Dj Tano – Záfrica Brasil, Fernando Alabê, Mauá Martins, Melvin Santhana, acompanham o artista. Eventualmente o músico Kl Jay, integrante dos Racionais Mc’s, participa como Dj do espetáculo.

A peça Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens rendeu a Jé Oliveira a contemplação no 6ºPrêmio Questão de Crítica, a pesquisa e criação do espetáculo foi contemplada na XXV Edição da Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo e realizou a estreia e consequente temporada no Sesc Pompéia no dia 15 de março de 2016. De lá para cá apresentou e ficou em cartaz em diversos outros lugares, com destaque para: Festival Internacional de Curitiba, Itaú Cultural, Sesc Copacabana – RJ, Sesc Paladiium – BH-MG, Escola Livre de Teatro de Santo André e diversos Sesc’s do interior do estado de São Paulo.

 
 

Ficha técnica

Idealização, Atuação, Direção Geral e Dramaturgia | Jé Oliveira Banda | Cássio Martins (baixo), Dj Kl Jay – Racionais MC`s (DJ convidado), Dj Tano – Záfrica Brasil (DJ residente), Fernando Alabê (Percussão e Bateria) Mauá Martins (Pianos e MPC), Melvin Santhana (Guitarras, Violão e Voz) Direção Musical | Fernando Alabê e Jé Oliveira Arranjos e Paisagens Sonoras | Fernando Alabê, Jé Oliveira, Mauá Martins e Melvin Santhana Cenografia e Objetos | Júlio Dojcsar – CasadaLapa Figurino | Éder Lopes Light Design | Camilo Bonfanti, Assistente: Danielle Meireles Seleção de Citações dos Racionais Mc’s para Scratch | Jé Oliveira Voz “Antiga” em off | Dona Gilda Arte Gráfica | Murilo Thaveira – CasadaLapa Fotos | André Murrer Assessoria de Imprensa | Elcio Silva
Produção Geral | Jé Oliveira Produção Executiva | Ana Flávia Rodrigues e Coletivo Negro