Jé Oliveira
Jé Oliveira está graduando-se em Ciências Sociais, pela Universidade de São Paulo – USP. É fundador do Coletivo Negro, ator, diretor e dramaturgo, formado pela Escola Livre de Teatro de Santo André, onde hoje faz parte do corpo de Mestres da instituição sendo responsável pelo ensino e confecção de dramaturgias. Também leciona dramaturgia no Sesi Curitiba e pelo país todo com o projeto Sesc Dramaturgia.
Como dramaturgo possui 6 peças escritas e encenadas: Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens (2016), lhe rendeu a premiação no 6º Prêmio Questão de Crítica; {ENTRE}, Azar do Valdemar e Nóis – (2014), Taiô (2013, indicada ao Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro na categoria: Melhor Espetáculo de Rua), Movimento Número 1: O silêncio de Depois… (essa obra de 2011 recebeu duas indicações ao Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro nas categorias: Grupo Revelação e Melhor Elenco em 2012).
É responsável pela direção dos shows: “3 Mil Tons”, do artista e intelectual Salloma Salomão, feito no Auditório Ibirapuera; e “Na Cachola”, de Marília Calderón e Walter Garcia, ambos de 2016.
Contribuiu artisticamente com os grupos: Ponto de Fiandeiras, Cia dos Inventivos, Cia do Miolo, Rolezinho – BH-MG e foi por cinco anos (2005-2010), integrante do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, onde ganhou prêmios como o Shell, Coca-Cola e o Cooperativa Paulista de Teatro.